quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Comer carne ou não comer? Eis a questão!

Pois bem...no início deste ano decidi deixar de comer carne. Cheguei mesmo a falar em vegetarianismo ou veganismo, mas depressa percebi que deixar de comer peixe e evitar tudo o que tenha leite, ovos e queijo é complicado, apesar de substituir o leite e o iogurte pelos mesmos mas à base de soja. Por isso vou chamar isto a dieta da Sara, em que basicamente apenas deixei de comer carne.
E porquê? Bem vou transcrever um textozinho que li no site da Brown University: "People are vegetarians for many reasons, including concern for personal health and the environment, economic and world hunger concerns, compassion for animals, belief in nonviolence, food preferences, or spiritual reasons. People may become vegetarians for one reason, and then later on adopt some of the other reasons as well." E também temos da Harvard Medical School: "People become vegetarians for many reasons, including health, religious convictions, concerns about animal welfare or the use of antibiotics and hormones in livestock, or a desire to eat in a way that avoids excessive use of environmental resources. Some people follow a largely vegetarian diet because they can’t afford to eat meat."
Já há algum tempo pensei que gostaria de me tornar vegetariana porque por vezes fazia-me confusão comer animais, saber que a sua vida foi horrível, dentro de jaulas, em espaços confinados e sem viver dignamente. Para além disso descobrir que lhes são injectadas hormonas e antibióticos, também não é bom nem para o animal nem para nós. Então depois de ver o documentário "Cowspiracy" pensei mesmo "Opa vou mesmo deixar de comer carne! Isto até ao ambiente faz mal!". Não vou pôr-me aqui a explicar o porquê da poluição que provoca, vejam o documentário e tirem as vossas conclusões, se bem que ele baseia-se em informações muito factuais, logo é muito objetivo.
E estou a gostar de explorar melhor o que é ter uma alimentação saudável. Mas como todos questionam o porquê da minha decisão, às tantas começo a ficar confusa. Eu percebo que comer animal é algo muito ancestral e muito natural para nós. Somos seres predadores e a proteína animal é importante para nós. Aliás a nossa inteligência à muitos anos atrás sofreu uma grande evolução graças ao consumo animal. E isto entristece-me porque eu agora já não quero, já não consigo comer um bife. Só se estiver muito disfarçado, mas parece hipocrisia. Mas como matar um peixe parece não ser tão doloroso (não faço a mínima) pode ser que consiga obter daí aquilo que me falta da carne.
Mudar hábitos e principalmente explicar isso aos outros é difícil, principalmente a segunda parte, porque nos fazem questionar tudo, por isso é que a Brown University foi inteligente ao ponto de escrever isto "Be sure you fully understand your own reasons for choosing vegetarianism.", porque eu acho que por vezes esqueço-me disso e preciso de pesquisar na net para novamente voltar a acreditar nisto que falo. Vai ser um longo caminho, mas sei que vou estar mais contente por saber que poluí menos, deixei vaquinhas, porquinhos e galinhas viverem e mesmo assim sinto-me bem e saudável.
Ainda não consegui fazer refeições que me deixem totalmente bem comigo própria, pois devo abusar nalgum alimento e fico muito inchada, se bem que os meus intestinos funcionam lindamente bem. Mas por vezes utilizo muitos espinafres e estes causam inchaço e gases, por exemplo, e por isso tenho de aprender a conjugar melhor os alimentos e na dose correcta...isto é difícil!!! No entanto devo confessar, adoro mesmo pizzas vegetarianas, saladas, massa vegetarianas...enfim gosto mesmo de tomate, milho, pimento, brócolos, espinafres, cenoura, courgette, beringela...you name it!! Menos feijão...e ananás...e grão.

Agora julguem-me, critiquem-me, mas por favor respeitem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Wishlist - Natal 2019

E para este Natal como é óbvio há wishlist, mas com umas sugestões mais sustentáveis! Para começar... LIVROS! Tenho 3 sugestões e que s...