domingo, 10 de fevereiro de 2019

Let's Talk About Plastic


Recentemente comecei a ler o livro "How to Give Up Plastic", um livro que já tinha mencionado anteriormente aqui no blogue e a verdade é chocante! Já sabemos que existe muito plástico no planeta e que estamos a atingir um limite do qual é difícil recuperar e que muitos animais morrem devido à nossa poluição, em maioria causada pela excessiva utilização de plásticos.

Podemos considerar que os piores plásticos são aqueles de uso único. Por exemplo, comprei legumes que já vinham num saco de plástico, usei os legumes e o plástico vai para o lixo, idealmente reciclagem, no entanto nem todos os plásticos são recicláveis. Na verdade são todos recicláveis, no entanto uns não são reciclados porque estão contaminados por comida, etc, ou porque não são facilmente recicláveis e em termos económicos não são viáveis. Este link da BBC explica um pouco disso - http://www.bbc.co.uk/guides/z9tysg8.
Por estas razões e muitas mais é fácil de perceber que a única opção é reduzir ao máximo a nossa utilização de plástico e se tivermos mesmo de usar plástico ao menos devemos dar-lhe mais utilização e reutilizá-lo o máximo possível! E eu digo reduzir ao máximo o que consegurimos, e não eliminar por completo, porque sabemos muito bem que basicamente tudo tem plástico. É algo que faz parte das nossas vidas e, infelizmente, é super difícil escapar a este. Por exemplo, eu no trabalho, no sector de sáude, quando em contacto com pacientes devo utilizar luvas. Já tentei não utilizar em certos casos, contudo acabei por achar meio nojento ahaha!

Proponho então aqui umas dicas fáceis e provavelmente já ouviram falar:
 - Utilizar uma garrafa de água reutilizável, de preferência de vidro. Assim também evitam o BPA (Bisfenol A) que já sabemos que tem efeitos nocivos para o corpo por ser um composto químico análogo ao estrogénio e pode provocar disrupção hormonal. Assim aconselho desde já a ter tupperwares de vidro em vez de plástico também, principalmente porque aquecemos comida nestes.

 - Evitar sacos de plástico nas compras. Utilizem sacos de pano quer para colocar as compras todas, mas se quiserem separar os alimentos podem comprar uns sacos mais pequenos 100% de algodão orgânico

 - Caso gostem de usar palhinhas, comprei umas de metal ou bambu reutilizáveis. Eu pessoalmente odeio palhinhas de plástico!! Só de imaginar um vídeo que vi de uma tartaruga com uma palhinha encravada no nariz...Até choro!

 - Cotonetes...de bambu! Em vez dos de plástico. Eu sei que nem se deve usar cotonetes, mas vamos ser sinceros...dá jeito! 

 - Recusar talheres de plástico, copos de plástico e recipientes para take away de plástico. Existem talheres de bambu que podemos andar com eles, copos para bebida quente reutilizáveis e existem restaurantes que aceitam o nosso tupperware ou têm caixas de cartão para a comida.

 - Outro grande poluente são os microbeads, pequenas partículas de plástico que na maioria são levadas pela água para os oceanos onde os peixes que comemos os consomem! Em muitos países estes já foram proibidos, no entanto é sempre bom estar atento. Estes são mais usados na produção de exfoliantes e pastas de dentes, por exemplo. Por isso fiquem atentos à lista de ingredientes e se virem algo semelhante a polyethylene, ou polypropylene ou polystyrene não comprem!


E por agora creio que estas mudanças já conseguem fazer uma grande diferença.
Eu pessoalmente vou tentar fazer muito mais e mostrar aqui no blogue o meu progresso!

Se quiserem ver um bom documentário sobre a dimensão deste problema aconselho "A Plastic Ocean" que está na Netflix e é muito bom.


segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Produtos do Ano 2018



Sei que venho tarde, mas mais vale tarde que nunca! De qualquer maneira tinha vontade de falar de alguns produtos que adorei o ano passado e assim ficam a conhecer novos produtos.


O 1º produto do ano é... Óleo de Côco (coconut oil)


Não o uso para confecção de alimentos, mas sim como desmaquilhante. A maquilhagem dissolve-se com óleos por isso assim é uma maneira mais natural e barata de me desmaquilhar. E assim a pele até fica hidratada com o óleo. Comprei côco prensado a frio, orgânico e virgem e como à temperatura natural o óleo está sólido eu costumo raspar um pouco com as unhas, esfregar esse pedaço entre as mãos para derreter e espalhar pela cara onde está a maquilhagem. Depois para retirar molho a cara com água morna, esfrego a cara com sabão, lavo e limpo. Por vezes quando tenho muita maquilhagem ainda uso um disco de algodão reutilizável (que é outro dos meus produtos preferidos) para retirar algum resto de maquilhagem.
Tentei usar no cabelo para hidratar as pontas mas o resultado não foi tão bom como o óleo de côco da Garnier que ja usava (que é outros dos produtos que adoro!).
Como o frasco é enorme e apenas é preciso uma pequena quantidade para retirar a maquilhagem, esta embalagem vai-me durar imenso tempo!

Não recomendo a utilização de óleo de côco na confecção de alimentos porque realmente é um óleo saturado em gorduras e que provocam o aumento do colesterol LDL (o mau colesterol), por isso creio que o azeite continua a ser uma boa opção.


O 2º produto do ano é...Discos de algodão reutilizável.

Estava farta de usar aqueles discos/bolas de algodão que se usa e vai fora e para o bem do planeta e, a longo prazo, da minha carteira decidi comprar estes discos de algodão (de preferência orgânico) que são reutilizáveis. Basta usar, lavar e deixar secar. Eu comprei no ebay (reusable make up wipes da Just Little Changes) e até agora estou contente com a compra, mas sei que em Portugal há um site - Mind the Trash (https://mindthetrash.pt/) - que também vende.



O 3º produto do ano é (ainda relacionado com produtos de beleza)... óleo de côco e manteiga de cacau da Garnier para cabelos.


Coloco depois do banho e todos os dias de manhã nas pontas do cabelo e sinto que o meu cabelo está mais sedoso e macio. E as pontas estão menos espigadas! E eu já tinha este produto por casa à algum tempo, mas nunca me interessei muito por ele até que pensei "fogo tenho isto aqui tenho de começar a usar mais para não desperdiçar"e acabei por ver bons resultados e agora adoro usar! Ainda tentei substituit por óleo de côco natural, como mencionei em cima, mas não obtive os mesmos resultados!


O 4º produto do ano é (novamente relacionado com côco ahah)...leite de côco.

AMO este tipo de leite/bebida vegetal! É verdade que é tudo uma questão de hábito e bebi várias marcas desta bebida vegetal até que encontrei uma que amo e tem apenas 4 ingredientes. Por isso agora em vez de leite normal, o que bebo de manhã é cerca de meia caneca desta bebida. Leite de aveia e amendôa também não são maus, mas para mim côco é o vencedor.
A marca que adoro é a Rude Health, que passei a conhecer pela youtuber Alice Trewinnard e às tantas apercebi-me que é uma marca britânica, por isso há bastantes lojas que vendem esta marca por aqui. Mas claro que é carota, 1L é £2.50! Que dor! Por isso é que não bebo uma caneca inteira, para ver se dura mais tempo. Mas 1L dura-me cerca de uma semana.
Outra marca que já experimentei em Portugal e que se vende nas lojas Go Natural e Celeiro é Isola Bio, que também é muito boa (tem cerca de 5 ingredientes)! E é mais barata!


E pronto, estes foram os produtos que mais mudaram as minhas rotinas no ano de 2018. Resumidamente, podemos dizer que descobri as maravilhas do côco este ano!

Entretanto este ano estou a tentar mudar as minhas rotinas mais consumistas e por isso ando a usar produtos diferentes em casa e a mudar hábitos para ter uma vida mais sustentável, eco-friendly, zero waste e plastic-free, por isso este ano hão-de vir muitas novidades amigas do ambiente!





Wishlist - Natal 2019

E para este Natal como é óbvio há wishlist, mas com umas sugestões mais sustentáveis! Para começar... LIVROS! Tenho 3 sugestões e que s...