Recentemente comecei a ler o livro "How to Give Up Plastic", um livro que já tinha mencionado anteriormente aqui no blogue e a verdade é chocante! Já sabemos que existe muito plástico no planeta e que estamos a atingir um limite do qual é difícil recuperar e que muitos animais morrem devido à nossa poluição, em maioria causada pela excessiva utilização de plásticos.
Podemos considerar que os piores plásticos são aqueles de uso único. Por exemplo, comprei legumes que já vinham num saco de plástico, usei os legumes e o plástico vai para o lixo, idealmente reciclagem, no entanto nem todos os plásticos são recicláveis. Na verdade são todos recicláveis, no entanto uns não são reciclados porque estão contaminados por comida, etc, ou porque não são facilmente recicláveis e em termos económicos não são viáveis. Este link da BBC explica um pouco disso - http://www.bbc.co.uk/guides/z9tysg8.
Por estas razões e muitas mais é fácil de perceber que a única opção é reduzir ao máximo a nossa utilização de plástico e se tivermos mesmo de usar plástico ao menos devemos dar-lhe mais utilização e reutilizá-lo o máximo possível! E eu digo reduzir ao máximo o que consegurimos, e não eliminar por completo, porque sabemos muito bem que basicamente tudo tem plástico. É algo que faz parte das nossas vidas e, infelizmente, é super difícil escapar a este. Por exemplo, eu no trabalho, no sector de sáude, quando em contacto com pacientes devo utilizar luvas. Já tentei não utilizar em certos casos, contudo acabei por achar meio nojento ahaha!
Proponho então aqui umas dicas fáceis e provavelmente já ouviram falar:
- Utilizar uma garrafa de água reutilizável, de preferência de vidro. Assim também evitam o BPA (Bisfenol A) que já sabemos que tem efeitos nocivos para o corpo por ser um composto químico análogo ao estrogénio e pode provocar disrupção hormonal. Assim aconselho desde já a ter tupperwares de vidro em vez de plástico também, principalmente porque aquecemos comida nestes.
- Evitar sacos de plástico nas compras. Utilizem sacos de pano quer para colocar as compras todas, mas se quiserem separar os alimentos podem comprar uns sacos mais pequenos 100% de algodão orgânico.
- Caso gostem de usar palhinhas, comprei umas de metal ou bambu reutilizáveis. Eu pessoalmente odeio palhinhas de plástico!! Só de imaginar um vídeo que vi de uma tartaruga com uma palhinha encravada no nariz...Até choro!
- Cotonetes...de bambu! Em vez dos de plástico. Eu sei que nem se deve usar cotonetes, mas vamos ser sinceros...dá jeito!
- Recusar talheres de plástico, copos de plástico e recipientes para take away de plástico. Existem talheres de bambu que podemos andar com eles, copos para bebida quente reutilizáveis e existem restaurantes que aceitam o nosso tupperware ou têm caixas de cartão para a comida.
- Outro grande poluente são os microbeads, pequenas partículas de plástico que na maioria são levadas pela água para os oceanos onde os peixes que comemos os consomem! Em muitos países estes já foram proibidos, no entanto é sempre bom estar atento. Estes são mais usados na produção de exfoliantes e pastas de dentes, por exemplo. Por isso fiquem atentos à lista de ingredientes e se virem algo semelhante a polyethylene, ou polypropylene ou polystyrene não comprem!
E por agora creio que estas mudanças já conseguem fazer uma grande diferença.
Eu pessoalmente vou tentar fazer muito mais e mostrar aqui no blogue o meu progresso!
Se quiserem ver um bom documentário sobre a dimensão deste problema aconselho "A Plastic Ocean" que está na Netflix e é muito bom.