sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Christmas Do

E ontem foi o jantar de Natal do departamento de pacing! Suuuuper engraçado! Então não é que dois colegas nossos que organizaram o jantar vestiram-se de Maria e José (Mary and Joseph como eles dizem)?! E ainda levaram 3 fatos de reis magos para pedir a 3 médicos que foram para vestirem! E ficaram excelentes, nunca pensem que alinhassem tão bem nessa brincadeira!
Mas basicamente foi a primeira vez que estive num jantar típico natalício do Reino Unido, porque desta vez tinham os crackers (uns embrulhos em forma de rebuçados) que puxamos de lado com ajuda do nosso parceiro do lado e sai de lá um brinde e uma coroa para por na cabeça antes do jantar. E achei isto super engraçado, nós não temos nada disto em Portugal pois não?
Uma coisa que me irrita, mas que compreendo é estarem sempre a perguntar o que é que fazemos no Natal em Portugal e eu fico sempre um pouco à nora porque penso "sei lá fazemos o normal" lol mas acabo por me perder no que é tradição ou não em Portugal. Mas depois lá me lembro que fazemos a consoada com a família, temos a árvore de Natal, tal como eles aqui, trocamos prendas depois da meia noite, comemos o nosso bacalhau, cabrito, sonhos, filhós, rabanadas, bolo rei... E pronto acho que é isto!
Resumindo adorei a noite de ontem e até tivemos direito a música ao vivo de dois colegas nossos! Um toca harmónica e o outro guitarra clássica e canta. Isto, no entanto, despoletou uma pergunta vinda de um dos médicos que me deu boleia a mim, mais 3 colegas minhas que era "quais são os vossos talentos". Uma respondeu logo que era dança (não fazia a mínima!) e outra disse que era a pintura de quadros e depois eu e outra colega ficámos caladas. Eu secretamente a desejar que não me perguntassem porque para ser sincera...não tenho nenhum talento e isto é triste, muito triste de admitir. Infelizmente o médico lembrou-se de perguntar especificamente se eu tinha algum talento, ao que eu respondi que não tenho nenhum e umas colegas começaram a dizer "é o zumba" e eu "isso não é nenhum talento", só me lembrei de dizer "faço imensas caretas, expressões faciais!" ao que elas concordaram ahaha! Mas é triste admitir isto, porque depois começas a pensar retrospectivamente sobre o que tens feito da tua vida, quais são os teus hobbies, o que é que sabes fazer...e é verdade que nunca tive assim nenhuma actividade fora da escola. Não aprendi nenhum instrumento fora da escola (aprendi flauta...mas isso todos aprenderam), não pratiquei nenhum desporto fora da escola, não me envolvi em nenhum projeto (a não ser catequese, mas não me cheira que isso conte)...enfim nºao tenho nenhum talento. E não estou a dizer que precise de ter um, mas podia saber se tenho jeito para alguma coisa...nem para bolos tenho jeito, só para come-los!

domingo, 10 de julho de 2016

Traidora!!!


Eu não sei se os emigrantes se sentem assim, mas às vezes sinto-me um pouco traidora da minha pátria!!
Eu sei que não devo nada ao país e que não o abandonei, eu AMO Portugal, mas não sei porquê dou por mim a achar que sou traidora e que não lutei pelo meu país. Para me fazer sentir melhor fico a pensar que nós não estamos vinculados a um país, nós somos do Mundo, temos tanto direito em viver noutro país como naquele em que nascemos. Porque não sair do pais onde nascemos e aventurarmo-nos a viver, trabalhar, descobrir outros países, lugares, sítios? E pronto isto faz-me sentir melhor.
Eu não vim só porque estava desmotivada no trabalho em Portugal e porque achei que não tinha futuro lá, a verdade é que também sempre tive este bichinho de explorar e experienciar viver noutros países. Sinceramente nem sei se vou viver em Norwich para o resto da minha vida e se o fizer terei de viajar muito para me saciar o bichinho porque Norwich é muito pequena ahaha e por vezes tenho saudades das grandes cidades, como Lisboa, linda, grande e cheia de história (e praia!)! Tenho saudades daquela facilidade de transportes, de ter muito para onde ir e ver, enquanto que Norwich...já me começa a aborrecer. No entanto a compra de um carro poderá ajudar, porque ainda não explorámos muito aqui à volta de Norwich . A falta de carro não me impede de explorar as redondezas, mas é verdade que é mais fácil pegar no carro e explorar. E isso está para breve!! NERVOS comprar um carro! Decisão muito importante e cara!




P.S. - Estamos a pensar comprar um Vauxhall (Opel) Insignia! Malucos!

P.S.1 - MÃE ESTOU A MORRER DE SAUDADES TUAS! BUNNY TAMBÉM! FOCINHEIRA BOA!

P.S.2 - Por favor vão para a rua e passear por mim!

P.S.3 -  Força PORTUGAL!!! Ganhar à França e ganhar o Euro 2016!! FORÇA!!

sábado, 25 de junho de 2016

Brexit - A nossa desgraça

Eu nem acredito que vim para um país à pouco tempo e que agora me fez isto...é preciso ter azar e de certa forma sorte porque vir depois desta desgraça era muito mais difícil!
Agora, provavelmente, obrigam-me a ter visto, a pedir residência permanente, quiçá dupla nacionalidade, que eu ainda nem me tinha decidido se queria ou não e a tratar de uma data de papelada! O que é que isto me faz sentir? Faz-me sentir AINDA mais longe de casa, presa neste país que nem me quer, rejeitada e desiludida com este país que escolhi para viver e trabalhar. Eu sempre fui uma grande admiradora deste país, mas agora, estando cá, cada vez me vejo mais desiludida, então depois do dia de ontem...
Ontem acordei, fui logo à internet e fiquei chocada...já tinha mensagens sobre a campanha LEAVE ter ganho e não consegui acreditar. Fiquei tão cheia de raiva!!! Até que cheguei ao autocarro que me leva ao hospital e começo a ficar paranóica, pois entrei e parecia que estava tudo a olhar para mim. E eu sentei me e pus me a chorar. Cheguei ao trabalho sensibilizada e as primeiras pessoas que me perguntaram "E o que vai ser de ti agora?" levaram comigo logo a chorar e a levar as mãos à cara a dizer "Não sei". Merda de dia, não ia conseguir trabalhar como deve ser sempre a pensar nisto e sensível como estava. Depois tive uma data de casos complicados, dia muito desafiante em termos de trabalho e às vezes quando se falava do Brexit só me apetecia chorar, mas agora já me contia. Cheguei a ir aos cacifos para poder chorar...cheguei ao fim do dia exausta mentalmente...o meu corpo nem estava cansado mas a minha mente não se aguentava. Mas lá quis ver notícias portuguesas e um especial da RTP1 sobre o Brexit.
Isto vai ser um caos para o país. Promessas que foram feitas pela campanha do LEAVE já começaram a ser desmentidas, as pessoas a ficar arrependidas por terem votado LEAVE, os jovens revoltados com os velhos porque estes últimos foram os que votaram em maior peso para LEAVE enquanto que os jovens votaram em peso para REMAIN e estes sim são o futuro do país, não os velhos que daqui a uns anos morrem! Pessoas a falar de xenofobia, de incerteza sobre o futuro, a libra a cair para valores mínimos em 31 anos, países da união europeia a já sofrerem com o impacto do Brexit.
Vem aí muita desgraça e não sei o que é do meu futuro.
Uma coisa me anima:
"So sorry to read your last "share".
You're an excellent cardiac physiologist, a fantastic member of the team and a huge asset to the NHS. We need you! Whether as a friend or manager, I will happily point out all the good you bring to us"

Isto dito pelo meu manager sobre um post que coloquei no facebook sobre não me sentir bem-vinda neste país. Not anymore...


segunda-feira, 7 de março de 2016

Filmes! Eu Recomendo...Brooklyn!

Andava curiosa para ver este filme desde que vi o trailer e desde que vi que a actriz principal é a Saoirse Ronan! Adoro-a!
O filme é sobre a emigração de uma jovem irlandesa, sem futuro e sem posses, que deixa a sua mãe e irmã na Irlanda para rumar a Brooklyn, na América, onde existem muitos irlandeses. Tal como sabemos emigrar nunca é fácil, por isso o início desta aventura não é fácil para a personagem principal. No entanto, aos poucos, a vida vai melhorando e vamos sentindo menos saudades de casa e construindo um futuro nesta nova "casa". Mas para Eilis (Saoirse Ronan) as coisas não são assim tão simples e vê-se na obrigação de vir ajudar a sua mãe, pois a sua irmã faleceu. Com a ida à Irlanda as coisas ainda se complicam mais e deixamos de conseguir ver o "futuro" de Eilis...
Isto é tudo o que se consegue perceber pelo trailer, mais não digo!
A actriz principal, nomeada para Óscar de melhor actriz de 2016, está como sempre excelente e todo o elenco consegue acompanhar a performance de Saoirse. Espero que um dia passe de nomeada a vencedora de um Óscar, pois ela merece.
Aqui fica o link do site oficial e link do IMDB relativamente ao filme.

Site oficial: http://www.brooklyn-themovie.com/
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt2381111/?ref_=nv_sr_1


domingo, 6 de março de 2016

Saudades que "Matam"

Acabei de ver o filme Brooklyn e estou de rastos. Basicamente fala sobre emigração e escolhas que fazemos.
Não estou nada arrependida da escolha que fiz, mas as saudades são tão grandes! Não sei se é por estar à 3 meses e pouco fora de casa ou se é por finalmente estar tão perto de ir a casa (na semana que vem vou a Portugal) que ultimamente as saudades matam-me e ando mais sensível. Mata-me estar longe da minha mãe. Só queria mesmo estar onde ela está, mas a vida não evolui se assim for.
Tenho de ir a casa, tenho de abraçar a minha mãe, tenho de brincar com a minha gata e ver os meus amigos. Já não suporto esta distância. De certeza que é por estar quase, quase a ir a Portugal, porque todos os dias desde à uma semana que só me imagino a correr para a minha mãe e fazer mil e uma coisas enquanto estiver em casa, em Lisboa, no meu lar!
Por favor que isto seja temporário, porque dói muito e sinto que estou cá e não quero estar, que quero partir neste momento! E não me tenho sentido assim nestes 3 meses, tenho andado normal, sempre com saudades mas concentrada em mim, David e a nossa vidinha por aqui.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Barraca na acomodação!

Hoje acordei com a colega do quarto 1 (não quero parecer racista mas chamo-lhe indiana porque não me lembro do nome dela) a gritar com o colega do quarto 5, o Robert, a quem chamo "o velho", porque ele é velho e chato!

Então o que é que aconteceu?! O velho já à algum tempo que anda a limpar a bancada que estava cheia de condimentos e especiarias e a deitá-las fora, o que é péssimo porque acabou por deitar o molho de soja da chinesa (não me lembro do nome dela também) fora! E ela teve de comprar outro...péssimo! Uma coisa é arrumar e perguntar a quem pertencem as coisas, e se não pertencer a ninguém deitar fora. Outra é deitar fora o que lhe apetece! Mas a chinesa deixou passar!

Agora que o David do quarto 3 se foi embora o velho decidiu por tudo o que estava na bancada num dos armários deste quarto, em que o seu argumento era "o quarto 3 tem outro armário enorme, por isso podemos usar este". ERRADO!! Cada um tem o(s) armário(s) que lhe foram destinados e mais nada! Como o papel dos funcionários da acomodação é limpar os armários e prateleiras de quem se foi embora, eles tiraram as especiarias todas daquele armário e disseram que guardavam aquilo no escritório durante uma semana. Então hoje fui lá buscar o resto e já catei umas cenas que acho que não são de ninguém e seleccionei umas num saco e pus uma nota a perguntar se são de alguém, a dizer que tirei algumas e para me avisarem caso tenha tirado algo de alguém.
Mas a chinesa está super irritada com o velho porque ele pôs o sal dela naquele armário e ela tirou e pôs na bancada, porque é lá que ela o quer (e tem razão) e ele voltou a pôr o sal no armário! Ora não dá vontade de lhe dar umas boas bofetadas?! A sério este inglês velho tira-me do sério!!

Outras coisas irritantes que faz são por-se à frente da televisão a ver quando nós é que estávamos a ver televisão. Pedimos para se desviar e mesmo assim mais tarde volta a pôr-se à frente! 3 pares de estalos logo que me dava vontade de dar! Interrompe-nos enquanto estamos a jantar e a ver uma série no computador...e nós a parar a série de propósito porque ele é chato e não se cala. Mas eu já faço caras feias para ele perceber e não dou muita conversa! Outra situação insuportável: peida-se à nossa frente à grande e finge que não aconteceu nada! NOJO!! Usa o nosso pano da cozinha, quando ele está pendurado na nossa gaveta (agora guardo o pano na gaveta!). E basicamente é nojento ele, fala com a boca cheia de porcaria à volta, espirra quando tem comida na boca e vai tudo para o chão (que é alcatifa!), baba-se...enfim.

Devido ao que tem acontecido a acomodação disse-me que ia mudá-lo para outra casa. Espero que sim!!

domingo, 10 de janeiro de 2016

Sinto falta...

...de um bidé! Opa é verdade! Uma senhora tem de lavar certas partes num bidé e eu tenho saudades disso! Agora é só uma sanita e banheira e eu sinto falta do bidé!
E sinto falta da minha mãe e de ir às compras com ela! Reclamava que ela era uma chata porque via as lojas de roupa ao pormenor, a ver toda a roupa e agora isso dava-me jeito, porque ir com um rapaz às compras é uma seca ahah! E ir sozinha ainda pior! É estar a perguntar a mim mesma "Achas que fica bem? Não me faz parecer mais gorda? Não parece isto e aquilo?", não faz sentido ahah a minha opinião já a sei, preciso de outra! E a da minha mãe era a minha preferida e ainda é claro ahah! Mas pronto como também sou muito directa quanto a roupa, é fica bem ou não fica, nesse aspecto até me safo, mas o estar à procura de roupa é que se tornou aborrecido. Mami anda cáaaaa!
E sinto falta do meu espacinho, de combinar coisas com amigos, de doçaria portuguesa... por ai adiante! Apesar de já ter feito aqui amizades é diferente claro, ainda não sinto necessidade de desabafar com eles e sinceramente fica caro ir só beber um café ahah o que é uma coisa que adoro, ir beber um cappuccino, juro que se tornou uma das coisas que mais gosto de fazer! No meu hospital entre as 7.00 e as 9.30h, creio eu, todas as bebidas small são a 90p!! Menos de uma libra ahah! Mas também não me apetece acordar mais cedo só para ir lá buscar café antes de entrar as 7.30 no trabalho!
Para além de mãe e amigos, sinto tanta falta da Bunny. Dar festinhas a um animal e brincar com ele é tão tranquilizador e eu preciso disso. Para além disso eu e a Bunny entendemo-nos ahah e sinto falta das mordidelas dela. Agora só tenho feridas do trabalho, que não sei porquê parece que me mutilo lá ahah!

domingo, 3 de janeiro de 2016

FÉRIAS!!!

Estou feliz não por estar de férias mas...por já ter marcado férias!! Dia 11 já estarei de volta aos braços da minha mãezinha!! How I miss her!!
The Cathedral of St John The Baptist

Marquei duas semanas de férias que é o que me resta até 31 de Março e mais 12 horas de férias. Aqui o período de férias vai de 31 de Março até 1 de Abril do próximo ano. E tenho 202,5 horas ou que é para gastar por ano, mas como entrei em Novembro no Hospital, desde ai até 31 de Março tenho apenas 96,5 horas. O que até é bom! Não reclamo! Agora falta o David marcar, o que é princípio também dá, mas ele ainda só pode marcar uma semana de férias. Depois comprar bilhetes e esperar pela maldita hora!
Ontem fomos almoçar à The Library - um restaurante que é uma biblioteca!

Entretanto estou sem trabalhar desde as 16h do dia 31 de Dezembro do ano passado e só volto ao trabalho dia 5 (terça) isto porque o meu day off é amanhã. Mas não vou ficar a descansar! Tenho uma entrevista no Job Centre para arranjar o número de segurança social, tenho de ligar para a companhia de autocarros aqui da zona para arranjar o passe mais barato com desconto por trabalhar no NHS, pagar a acomodação (ai dor! 600£!), ir ao banco com David fazer conta conjunta, trocar umas botas pela 2ª vez (qualidade da Primark! Muito boa!) e ainda fazer umas comprinhas de comida!

O que almoçámos - Robalo frito com ervilhas e batata esmagada. À parte pedimos cebola frita e bebemos suminho de laranja e maçã. Bem bom!!

Sobre culinária começo a ficar farta dos cozinhados! Lembrei-me entretanto que também posso fazer panados, mas não sei que outras comidas fazer. Aqui peixe é difícil de arranjar. Só um supermercado é que vende peixe fresco e está um pouco fora da cidade, ir lá e autocarros é chato, mas terá de ser um dia! E depois tento fazer todos os cozinhados da minha mãe menos bacalhau que também é difícil de arranjar e caro, lasanhas e por ai ainda não posso fazer que não tenho um tabuleiro de jeito para ir ao forno com isso e mais? Estou um pouco sem ideias! Help!!

Comida boa que David fez! Eu fiz salada ahah!


 Mi aguardjiii 11 de Março!!

Wishlist - Natal 2019

E para este Natal como é óbvio há wishlist, mas com umas sugestões mais sustentáveis! Para começar... LIVROS! Tenho 3 sugestões e que s...