Na Old Town de Varsóvia
Em Outubro fui à Polónia (e só agora é que estou a escrever sobre isto -.-)!!!
Comecei esta viagem pela Cracóvia, onde me encontrei com os meus amigos, dois dias depois apanhámos comboio para Varsóvia e ficámos lá um dia e meio. Fiquei de quinta à noite até segunda de manhã na Polónia, mas acreditem quando digo que precisam de mais tempo para ver estas duas lindas cidades!
Cracóvia em tempos já foi a capital da Polónia, até quando estava unida a Lituânia e Suécia, mas entretanto um Rei decidiu mudar a capital para Varsóvia. Daí os nativos de Cracóvia nunca se terem conformado com esta história e defenderem com unhas e dentes que Cracóvia é muito melhor que Varsóvia! Mas por um lado têm razão, a cidade velha parece mais bonita em comparação com a de Varsóvia, no entanto ambas têm o seu encanto! Mas fica já a dica, quando forem a Cracóvia digam aos moradores lá que a cidade deles é melhor que Varsóvia, não vão eles ficarem ofendidos ahahah!
Cloth Hall na Old Town de Cracóvia
Ora então aqui vão as minhas dicas para...Kraków:
- Participem na free walkative tours na Old Krakow e Jewish Krakow. Eles são excelentes a explicar a história de Cracóvia e têm muitas mais tours, mas como só fui a estas duas só posso recomendar estas.
- Ir a Auschwiz. Claro, paragem obrigatória.Nós marcámos logo coma nossa acomodação, que btw adorámos e recomendo. Cuidado que nã podem levar malas grandes (só umas bolsas pequenas), nem bebidas quentes e respeitem o local, claro. Milhares de pessoas perderam ali a vida e realmente é um local "pesado" que merece ser respeitado e com ele devemos aprender.
- Apesar de não ter visitado porque o tempo era escasso, recomendaram-me ir as Minas de Sal que vale mesmo a pena. Fica para uma próxima! Por acaso também dava para fazer booking com a acomodação onde ficámos.
- A acomodação foi reservada no booking e chama-se Aparthotel Dietla 99. A localização era boa, o staff muito simpático e prestável e as condições eram óptimas. Eramos 3 para uma cama de casal e um sofá e creio que todos estávamos confortáveis.
- A fábrica de Schindler também podem visitar!
- Novamente participar nas free walkative tours, neste caso só participámos numa que foi a Historic Centre - Old Town Warsaw. Já agora não disse antes mas estas tours ou são em inglês ou se preferirem em espanhol. Mas estar atento as horas em que cada um começa.
- Recomendo claro depois explorarem por vocês próprios a Old Town (Stare miasto).
- Utilizem o mapa que vos dão nestas free tours para ir buscar um free gift na casa de chocolates mais conhecida da Polónia - E.Wedel. Dão-vos um pacotinho com uns 4 chocolates diferentes e são todos óptimos!!
- Recomendo irem a um milk bar, são tipo tascas que vendem comida típica e barata...único senão é que não falam inglês. São servidos por pessoas do estado, da era comunista, em que não se podiam aprender línguas estrangeiras, logo as senhoras que lá andam não nos percebem a não ser que falemos polaco!
- Tentem comer muita comida típica polaca! Os pierogi que parecem tipo uns ravioli são ÓPTIMOS!! Zapiekanka também é bom, se bem que exageram no ketchup por cima. Comi também sopa de cogumelos que gostei mas estava um pouco salgada! E comi uma espécie de sopa de Sauerkraut, que por acaso não gostei muito, isto porque sabia muito a carne (chamava-se hunter's stew). E experimentei outras comiditas que já nem me lembro do nome hahah!
- A acomodação onde ficámos também foi bastante agradável, a 20min a pé da Old Town, perto de transportes e até era sossegada. Warsaw Concierge Green Muranów é um apartamento simpático, moderno e espaçoso para até 4 pessoas (uma cama de casal e um sofá-cama). Também foi reservado pelo booking.com.
- Visitámos as Salas do Estado e a caverna do Dragão no Castelo de Wawel, mas não achei muito interessante. As salas de estado têm muitos quadros e pinturas caso apreciem isso, mas eu já estava cansada e não me apetecia nada ver quadros haha!
Creio que não me esqueci de nada!
No geral Polónia foi profundamente afetada pelas guerras mundiais e isso é possível verificar-se em muitos aspectos. Recomendo se calhar ler um pouco sobre 2ª Guerra Mundial e ver alguns filmes antes de ir (pois gostava de o ter feito). Podem ver "O Pianista", "o Rapaz do Pijama às Riscas", "A Lista de Schindler", entre outros.
Gostaria de ter visitado alguns museus, no entanto o tempo era escasso e nós queriamos mesmo aproveitar para ver a cidade, experimentar comida nova e ter um cheirinho daquela cultura que é muito rica!
Definitivamente um must para visitar antes de bater as botas!
Bucketlist✓
Definitivamente um must para visitar antes de bater as botas!
Bucketlist✓